sexta-feira, 21 de agosto de 2015

As Técnicas Iniciais

Em cada jogada, pense “DCS” e “OCM”


Na Abertura Pense Sempre “DCS”

Desenvolvimento, Controle e Segurança.

Desenvolvimento: desenvolva suas peças na seguinte ordem sempre que possível: peões, peças menores, roque, peças maiores. Como são muito diferenciadas as aberturas, essa sequência é mais fácil de lembrar.

Na maioria das vezes é suficiente desenvolver apenas dois ou três peões centrais durante a abertura. EVITE AO MÁXIMO mover a mesma peça mais de uma vez na abertura.

Controle: ao desenvolver as peças, procure colocá-las o mais próximo possível do CENTRO. As peças centralizadas têm mais força, mobilidade e o domínio de mais casas. Um cavalo num canto tem apenas 2 movimentos, mas quando está as possibilidades são 4 vezes mais, ou seja, são 8 casas atacadas ou defendidas.

Segurança: MANTENHA SEU REI EM SEGURANÇA! Faça o ROQUE o mais cedo possível. Geralmente o pequeno roque” feito na ala do rei é o mais seguro. Após o roque, o rei passar ter a proteção de três peões e uma torre seu ao lado, a qual ajuda na segurança. Mas tenha o cuidado para não deixar encurralado. Sem comprometer a segurança, quando possível mova um dos três peões para ter uma fuga se necessário.


Acostume-se a Usar a Sequência “OCM”
Olhos, Cérebro e Mão durante todo o jogo.

PRIMEIRO use seus Olhos para observar TODO O TABULEIRO, mesmo que certas peças não pareçam importantes naquele momento esse hábito te ajudará a pensar adiante.

DEPOIS use o Cérebro para pensar QUAL É O MELHOR MOVIMENTO. E, quando o encontrara, PROCURE UM QUE SEJA MELHOR AINDA! Geralmente sesurpreendido. 

 
POR ÚLTIMO você usa sua Mão para realizar o movimento. Lembre-se “peça tocada–peça movimentada”. Além de ser um regra oficial, essa prática te ajudará a pensar um pouco mais antes de movimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário