sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Os Mandamentos do Xadrez


Lendo o livro “Xadrez Vitorioso - Estratégias” escrito por Yasser Seirawan, me deparei com os 5 mandamentos do xadrez. Eu diria que são os principais. Porém, existem outros que devem ser considerados também, os quais veremos na sequência desse curso.

Vamos iniciar com os 5 MANDAMENTOS de Seirawan que são apresentados na seguinte ordem:
  • Anote Suas Partidas 
  • Leia Livros de Xadrez 
  • Aprenda o Valor das Peças 
  • Você é o Responsável 
  • O Poder do Raciocínio
Concordo com todos esses 5 mandamentos, apenas colocaria o segundo Leia Livros de Xadrez” em primeiro lugar. Os livros contêm os vastos conhecimentos dos Grandes Mestres. Não é possível evoluir no xadrez sem estudar.

Então vamos aos mandamentos.

Leia Livros de Xadrez

Seguindo uma nova ordem dos mandamentos, comecemos com a importância da leitura de bons livros de xadrez. Evite livros complicados, e NÃO comece com os livros de ABERTURAS.

Diga-se de passagem, que, quem não gosta de ler nunca vai evoluir em nada na vida. Você conhece algum profissional altamente capacitado que não é culto? Parte da cultura, em qualquer área, vem por meio da leitura.

Se você não gosta de ler abandone o xadrez. Mas, você me diz: “eu não quero abandonar o xadrez”. Então, meu amigo, aprenda a gostar da leitura
 
E o primeiro livro que você deve começar ler é Xadrez Vitorioso - Estratégias” de Yasser Seirawan. Esse livro te fará subir de nível. O pŕoximo mandamento é:


Anote Suas Partidas

Não anotar partida é uma das autossabotagens mais praticadas pelos iniciantes. Quem não está acostumado com as notações algébricas não consegue nem ler um livro de xadrez com eficiência. Talvez, seja essa uma das razões por que Seirawan a coloca em primeiro lugar.
 
Além de precisar da notação para jogar competitivamente em alguns torneios, existem outros benefícios: 
  • Você poderá analisar e revisar suas partidas no futuro. 
  • Você terá a sua própria base de dados de partidas de xadrez. 
  • Você não perderá os lances incríveis que um dia realizar.

E finalmente você somente será um jogador de alto nível quando conseguir jogar às cegas. É isso mesmo! Você consegue jogar sem as peças no tabuleiro? É possível. Mas, como fazer isso!? Não se preocupe com isso agora, mas o primeiro passo para conseguir jogar às cegas é PRATICAR a notação. Agora vamos ao terceiro mandamento.

Aprenda o Valor das Peças

Certamente, você já deve saber os valores das peças.
Se souber ótimo, mas questão é:

Você utiliza esta técnica em seus jogos?

Saber contar os pontos no xadrez é importante para avaliar as trocas. No início do jogo todas as peças têm o mesmo valor, tudo pode mudar de acordo com a posição. As vezes pode ser vantajoso trocar uma dama por um bispo, por exemplo. Mas a dama vale mais que um bispo, portanto, essa troca somente seria justificada por um objetivo maior, ou seja a VITÓRIA.


Os valores das peças são:



Você é o Responsável

No jogo de xadrez VOCÊ é quem decide, pois é um jogo individual. Apenas você contra seu oponente. 

Não há ninguém para lhe ajudar ou atrapalhar. Então, a responsabilidade sobre o jogo é pessoal. Não há como culpar um companheiro de equipe que errou.

É duro ouvir isso, mas é a pura verdade. Portanto, assim como a responsabilidade das decisões é sua, também a responsabilidade de melhorar por meio dos estudos é sua.


O Poder do Raciocínio

A capacidade de raciocinar é o que nos difere dos outros animais e de outros seres humanos. Alguns raciocinam melhor e mais rápido. A boa notícia é que podemos treinar nossa capacidade de raciocinar. Exercer o poder de raciocínio é pensar em todas as possibilidades antes de cada lance.

Esses 5 mandamentos são os principais. Eles devem te acompanhar daqui para frente. Nos próximos artigos veremos mais alguns mandamentos que precisam ser considerados logo de início. Esses mandamentos começarão a fazer uma mudança significativa em sua forma de jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário